Situação da ETAR nas Cochadas foi destaque na apresentação de candidatura do PS à Junta de Freguesia da Tocha
Cristina de Jesus (PS), candidata socialista à Câmara Municipal de Cantanhede, deu destaque a um assunto que o Partido Socialista considera urgente resolver.

Foi na apresentação da candidatura socialista à Freguesia da Tocha, protagonizada pelo candidato Carlos Oliveira e pela sua restante equipa. Contou com a presença da candidata à CMC – Cristina de Jesus, da candidata a presidente da Assembleia Municipal – Áurea Andrade, do candidato a Vereador pela Tocha – Antero Paiva, dos candidatos às Freguesias e de todos os apoiantes.

“Enquanto Deputada à Assembleia da República, tenho conscientemente defendido os interesses de Cantanhede em áreas como o ambiente ou a saúde. Na área do ambiente, questionei o Senhor Ministro do Ambiente sobre a construção da ETAR das Cochadas.

A construção da nova ETAR vai criar as condições para que as descargas do efluente bruto que habitualmente acontecem sejam eliminadas e que todo o efluente gerado nesta bacia seja encaminhado para esta nova ETAR das Cochadas.

No entanto, importa relevar o papel que as Águas do Centro Litoral têm tido para minimizar os impactos decorrentes das descargas indevidas e da afluência de caudais superiores à capacidade do sistema. As intervenções feitas permitiram mitigar os efeitos negativos das descargas.

É fundamental realçar o papel das redes em baixa que é da responsabilidade dos Municípios de Cantanhede e Mira para o sucesso de todo este processo. Sendo por isso, essencial que estes municípios continuem a remodelação e renovação das suas redes em baixa, de modo a reduzir o nível de afluências indevidas.

A construção da ETAR é da responsabilidade do Governo, através da empresa da ADCL – Águas do Centro Litoral, comporta duas empreitadas, uma de conceção e construção da ETAR e outra de aumento da capacidade das infraestruturas de Cantanhede com o valor total de cerca de 13 milhões de euros.

Temos de ser claros, foi o Partido Socialista que encontrou a solução para este grave problema das descargas indevidas. Foi o Governo do Partido Socialista que encontrou a solução da construção da ETAR e o respetivo financiamento.”